Benjamin Button da vida real: condição rara deixa menino de 4 anos com aparência de idoso

O pai lamenta não poder fazer nada para salvar seu filho, devido à sua condição financeira.

88a4d513-547d-45e0-a7ff-b51b16513b07
O pai lamenta não poder fazer nada para salvar seu filho, devido à sua condição financeira.

Um menino de quatro anos de idade tem aparência de um idoso de 80 por causa de uma condição rara. Bayezid Hossain, de fora Magura, sul de Bangladesh, tem um rosto bastante inchado, olhos pequenos e uma pele bastante flácida. Além disso, sofre dores intensas nas articulações, tem dificuldade para urinar e seus dentes já estão tão fracos que quebram com frequência.

A mãe do menino contou que as pessoas da comunidade onde eles moram ficam longe de sua família, e que as crianças têm medo de brincar com ele, apesar de Bayezid ter uma inteligência acima da média. Médicos acreditam que a condição rara que afeta a criança é a progeria, uma doença que faz crianças envelhecerem rapidamente. O distúrbio inspirou o filme O Curioso Caso de Benjamin Button, de Scott Fitzgerald.

Vítimas de progeria normalmente morrem por volta dos 13 anos, por ataques cardíacos os acidentes vasculares cerebrais. Bayezid tem também outra condição, que faz com que a pele fique flácida nas dobras, chamada de cutis laxa. A mãe. Tripti Khatun, de 18 anos, diz que se surpreende todos os dias em relação à inteligência do filho.

— Seu crescimento físico é completamente anormal, mas mentalmente, ele tem conversa maravilhosa, é muito consciente e é muito intuitivo para sua idade.

Quando Bayezid nasceu em uma maternidade do governo, em 2012, Tripti e seu marido Lovelu Hossain, de 22 anos, ficaram arrasados quando os médicos disseram que não sabiam como tratá-lo

— Eu fiquei apavorada quando olhei para ele. Era apenas pele e osso, foi tão doloroso para mim. Os médicos não tinham ideia do que fazer.

Quando voltaram para casa, a vizinhança rapidamente descobriu que havia algo de diferente com o filho do casal. No entanto, ninguém ofereceu apoio à família. As pessoas têm medo de ficar perto de Bayezid, e muitos ainda especulavam sobre ele ter nascido assim porque os pais são primos de primeiro grau.

O menino não frequenta a escola porque os alunos se assustam quando o veem. No entanto, sua Inteligência é muito superior à das crianças da sua idade. Manifesta sua criatividade com desenhos em papel, e até mesmo quebrando seus próprios brinquedos para poder consertá-los

O pai trabalha e ganha cerca de R$ 200 por mês. Só que já gastou mais de R$ 12 mil com o filho, tentando levá-lo para se consultar com médicos de vários lugares diferentes.

— Estivemos em hospitais, santuários, faquires, tudo. No entanto, sua situação continua a mesma e ele provavelmente está ficando pior a cada dia. Meu filho não é um bebê normal e é trágico para qualquer pai saber que seu filho não vai sobreviver por muito tempo.

Debashis Bishwas, um consultor do Hospital Central Magura, em Magura, reuniu-se com Bayezid no mês passado e disse a seus pais que ele acredita que ele está sofrendo de progeria e cutis laxa. O especialista analisou que o menino só vai poder viver até os 15 anos de idade.

O pai lamenta não poder fazer nada para salvar seu filho, devido à sua condição financeira.

— É tão doloroso ver que o nosso primeiro filho sofrendo de uma doença que não pode sequer ser tratada. Como todos os pais, gostaríamos de ver nosso menino saudável. Mas agora, sabemos que só um milagre vai nos salvar.

R7