Biossensor é capaz de detectar doença celíaca em poucos minutos

O aparelho foi criado na Espanha, numa parceria entre a Universidade Autônoma de Barcelona e a empresa BioEclosion

naom_57a4b6d6b6a40

A Universidade Autônoma de Barcelona, em parceira com a BioEclosion, criou um biossensor capaz de detectar a doença celíaca em poucos minutos através de uma pequena análise sanguínea, conta o site ABC.es.

consulta com o médico especialista e revela ainda o estado em que a doença está – se ainda numa fase inicial ou já avançada.

Por enquanto, ainda não se sabe quando o equipamento estará disponível para uso, mas esta criação espanhola vai ao encontro de um outro dispositivo criado pelo Centro Médico da Universidade da Columbia (nos Estados Unidos) e que permite fazer um diagnóstico da doença celíaca também através da análise de algumas gotas de sangue.

A doença celíaca, ou intolerância ao glúten, é uma doença auto-imune provocada por uma predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten, proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia.

A ingestão de glúten, mesmo que mínima, faz com que o organismo desenvolva uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, o que provoca lesões na sua mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes, o que favorece o aparecimento de outras doenças igualmente graves.

Notícias ao minuto

08/08/16