Conheça alimentos humanos que são permitidos e proibidos para seu cachorro

large_comida_para_cachorros_2

Ainda é comum as pessoas pensarem que os cães devem manter uma dieta restrita aos alimentos próprios para cachorros. No entanto, existem momentos em que os donos não se controlam e acabam dando comida para eles.

O problema é que a maioria dos donos não sabem o que é bom ou ruim para o seu bichinho e pode acabar fazendo mal à ele. Para esclarecer qualquer dúvida, separamos alguns alimentos que são permitidos e outros que você jamais poderia oferecer ao seu cãozinho. Vamos lá:

Alimentos Permitidos

1. Iogurte

É rico em proteínas e cálcio. O iogurte natural é ideal para os cachorros, especialmente para os que têm problemas digestivos. Então, se for comprar não se esqueça de ter certeza que escolheu um produto livre de açúcar e corantes artificiais.

2. Aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras que ajuda os cães com problemas no cólon e também é ideal para aqueles que tem alergias a sementes. Mas lembre-se: se for dar, cozinhe antes e não coloque açúcar!

3. Frango

Se seu cachorro estiver precisando de uma proteína extra, um frango cozido é a pedida! Sem temperos, ele é um alimento excelente para complementar a alimentação do seu animalzinho.

4. Salmão

O ômega 3 desse peixe beneficia praticamente todos os animais. Depois de cozido, ele também pode ser substituído por algum alimento comum do seu cachorro.

5. Brócolis

O vegetal é rico em vitaminas e pode ser uma opção para dar ao seu cachorro. No entanto, ele não pode superar 10% da dieta do animal, pois se isso acontecer o bichinho pode ter uma irritação no gastrointestinal.

6. Ovos

Tenha sempre certeza de que eles estão bem cozidos e poderá dar para o animal uma vez ou outra. Os ovos são ricos em proteínas e também em gorduras, por isso é importante maneirar nas quantidade.

7. Feijão verde

Nutritivos e de baixas calorias, os feijões verdes são uma excelente escolha para você que quer aumentar o ferro e as vitaminas do seu cachorro. Tenha em mente que os feijões devem estar cozidos, frescos e sem sal. Outra coisa importante é que os peludos não podem comer outro feijão, deve ser o verde pois esse tipo é o único que não causa infeccção no estômago delicado deles.

8. Cenoura

A cenoura é um vegetal de baixas calorias e rica em fibras e vitaminas. Além disso, mastigá-las pode fortalecer os dentes do seu cachorro.

9. Abóbora

Esse grande fruto da aboboreira é um alimento riquíssimo em vitaminas e minerais. Além disso, ela ainda contribui para a melhora de problemas digestivos. É dos alimentos mais completos que existem e mais uma vez, não exagere nas porções!

10. Queijo

Em baixas quantidades ele pode ser uma excelente fonte de cálcio e proteínas para os cães. No entanto, você deve saber se ele não é intolerante à lactose – o que é raro, mas não impossível – assim, você pode dar a ele de vez em quando. Procure não escolher os queijos muito amarelos, pois eles tem uma quantidade de gordura muito alta.

Alimentos Proibidos

1. Chocolate

Nunca, jamais dê chocolate para o seu cachorro. Eles são muito sensíveis a um estimulante que contém no cacau e pode causar no animal problemas graves de saúde como vômitos, diarreia, arritmia e até morte.

2. Uvas

As uvas são frutas incríveis, para você. Mas para os cães, ela podem causar sérios danos nos rins, sejam elas naturais ou passa. E não se esquecem das frutas cítricas, elas são terríveis para os cães devido ao seu estômago sensível.

3. Cebola e Alho

Para o seu cão, comer esses alimentos pode causar falhas nas células vermelhas do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos, além de poder levar à icterícia e perda de sangue pela urina. Caso o quadro não seja tratado rápido, o animal pode falecer.

4. Abacate

Essa fruta tem uma toxina que causa dores no estômago do animal e até dificuldade para respirar. Então já sabe: jamais dê abacate para o seu pet!

5. Álcool

Todo mundo acha que isso é bem óbvio, mas muita gente alcoolizada costuma oferecer bebida aos cães. Pode parecer bonitinho e um ato inocente, mas isso é capaz de causar danos irreparáveis ao cachorro como intoxicação, infecção e até levar o animal a morte.

6. Tomate e batata

O tomate verde contém elementos que são tóxicos para o cão, e a batata, principalmente a inglesa, é rica em solanina, que pode causar depressão no sistema nervoso central e distúrbios gastrointestinais.

7. Massas cruas de pão ou bolo

O fermento presente nessas massas resulta em gases no trato digestivo do animal, causando dor e desconforto pela distensão do estômago ou das alças intestinais.

8. Doces dietéticos

Aqueles adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Isso inclui balas, biscoitos, entre outros.

9. Café e chá preto

Essas bebidas são compostas por uma substância chamada xantina, que podem causar alterações cardíacas e neurológicas nos cães. Então, é importante evitar o acesso do animal às xícaras dessas bebidas que às vezes são esquecidas pela casa.

10. Noz macadâmia

Tem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Além disso, também já foram registrados casos de paralisia.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam cuidar melhor de seus amigos “cachorríneos”!

bestofweb