Corpo de Bombeiros adere à cor laranja para uniforme operacional

Mudança já está valendo desde primeiro de agosto

77f5bc8e329ca4e57b0c9f6179e44569_L

Mudança do uniforme facilitará a identificação dos bombeiros militares durante as ocorrênciasAscom/CBMAL

 

Após elaboração de um novo regulamento de uniforme por comissão formada por oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e aprovação do Governo do Estado, por meio do decreto nº 41.340, de 29 de julho de 2015, ficou estabelecido o uniforme que deve ser usado pela tropa bombeiro militar, tanto em serviço, expediente, educação física, eventos e formaturas.

Para que a tropa pudesse se adaptar foi dado o prazo de um ano para que cada militar pudesse estudar o novo regulamento e adquirir os seus uniformes dentro dos padrões estabelecidos. A partir desta segunda-feira (1º), está valendo a mudança para toda a tropa da Corporação.

 0801_UNIFORME

A maior alteração foi no uniforme operacional, que mudou do caqui para o laranja. Iata Pitanga, soldado do CBMAL, que tira serviço de salvamento, gostou da mudança, pelo destaque que o bombeiro terá em ocorrências.

“Em uma operação de resgate com diversas forças trabalhando em conjunto precisamos nos destacar como bombeiros militares para facilitar que a vítima e os demais órgãos nos identifiquem”, falou o soldado, completando que é importante para o próprio bombeiro identificar seu companheiro de serviço no meio de um sinistro, principalmente à noite.

Essa mudança está ocorrendo em diversas corporações bombeiro militar que estão aderindo o laranja como cor padrão de serviço, já que essa também é a cor universal de salvamento.

Para o comandante-geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, que também foi o presidente da comissão de elaboração do novo regulamento de uniforme, o Corpo de Bombeiros sentiu a necessidade de acompanhar as mudanças que estão acontecendo em diversas corporações pelo Brasil.

“Muitos estados já aderiram e nós chegamos à conclusão que esse uniforme ajuda muito na operacionalidade, principalmente em operações à noite. Ele proporciona uma visibilidade mais fácil para que o bombeiro possa ser identificado. Além disso, a sociedade poderá nos identificar com mais facilidade em qualquer lugar. Como o uniforme caqui era parecido com o da Polícia Militar, muitas vezes a população confundia o bombeiro com o policial em operações e serviços”, explicou.

E o CBMAL celebrará essa conquista na próxima quinta-feira (4), em uma formatura geral com presença da tropa que será realizada no Quartel do Comando Geral (QCG), localizado no Trapiche da Barra, às 8h. O comandante-geral espera os bombeiros militares com o novo uniforme que deixará a tropa padronizada e melhor apresentada perante a sociedade.

Stephane Domingos – Agência Alagoas