Esgotado do trabalho? Conheça o verdadeiro motivo

Ninguém questiona a utilidade do trabalho, mas a verdade é que para muitos funcionários este tornou-se num verdadeiro pesadelo

naom_5718a03dc1c8b

Não, não é o seu chefe, nem são os seus colegas que fazem com que o trabalho seja tão esgotante – ou pelo menos não são o principal motivo.

Estar sempre ‘ligado’ pode ser a grande razão para o trabalho o cansar tanto.

Nos tempos que correm, se criou o hábito de consultar e-mails do momento em que se acorda até ao minuto em que se vai dormir. Fazendo, portanto, com que esteja todo o dia preso ao trabalho.

Como reporta o El Confidencial, um estudo – ‘Exhausted But Unable to Disconnect’ (Esgotado mas incapaz de se desconectar, em tradução livre para português) – realizado por Liuba Belkin, da Universidade de Lehihgh, William Becker, do Virginia Tech e Samantha A. Conroy, da Universidade Estatal do Colorado, destaca que os empregados estão cada vez mais cansados.

E, segundo o mesmo estudo, não é só pelo tempo que dedicam aos e-mails de trabalho fora do horário laboral, mas também pela expectativa de que devem estar sempre disponíveis e responder de imediato.

Os especialistas destacam ainda que a expectativa do trabalhador de receber um e-mail desencadeia uma sensação de alerta constante que o impede de conciliar a vida laboral com a vida pessoal, e também debilita a qualidade do trabalho realizado.

Notícias ao minuto

09/08/16