Exposições de grupos de economia solidária são prorrogadas

 GEDC0461-1024x768

Exposição de Economia Solidária no Maceió Shopping. Foto: Ascom Semtabes

As exposições dos empreendimentos solidários produzidos pelos grupos de artesãs da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) continuam nos shoppings localizados nos bairros de Mangabeiras e Benedito Bentes.

No Maceió Shopping, a ação permanecerá por tempo indeterminado. Já no Pátio Maceió, aqueles que tiverem o interesse em apreciar o trabalho das artesãs locais terão o até o final de agosto para comparecer ao local.

Exposição-Ecosol-Shopping-Pátio-1-1024x768

Exposição de Economia Solidária no Shopping Pátio. Foto: Ascom Semtabes

Segundo o gestor da Semtabes, Jurandir Boia, o momento da exposição vai além das vendas. “Cada espaço fortalece os grupos participantes, que vivenciam uma experiência que amplia as perspectivas dos artesãos na produção e na comercialização dos seus produtos. É realmente uma experiência válida para todos os empreendimentos envolvidos”, disse.

As exposições permitem maior viabilidade econômica e visibilidade aos empreendimentos de economia solidária e são uma ótima oportunidade para mostrar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas mãos criativas das artesãs locais.

Exposição-Ecosol-Shopping-Pátio-14-1024x768

Exposição de Economia Solidária no Shopping Pátio. Foto: Ascom Semtabes

Geovânia Clementino faz parte do grupo Arte da Terra e fala sobre a experiência de expor suas peças em grandes centros de compras. “Nosso grupo começou criando peças voltadas aos personagens culturais como Lampião, Maria Bonita, Pastoril e Guerreiros, mas tem um tempo que estamos seguindo na produção da linha mais infantil. Começamos a expor aqui no Pátio essa semana e posso dizer que as vendas estão muito boas. É uma ótima oportunidade já que ás vezes ficamos em casa, produzindo, mas não conseguimos vender e aqui estamos tendo uma boa saída”, disse.

Exposição-Ecosol-Shopping-Pátio-9-1024x768

Exposição de Economia Solidária no Shopping Pátio. Foto: Ascom Semtabes

Integrante do grupo Vivendo Arte, Eliane Maria Ferreira é uma das artesãs que levantam a bandeira da versatilidade. “Quando algum cliente chega até aqui e pede algo que eu não tenho produzido no momento já providencio a criação do mesmo. Tenho vendido muitas máscaras para dormir, que é uma peça diferente do que se tem criado normalmente. Gosto de inovar e vou testando as possibilidades. Não gosto do comum, sou daquelas que gosta de explorar”, conta Eliane. Os valores das peças variam nos dois shoppings. É possível encontrar artigos entre R$8,00 e R$200.

Haverá um revezamento para a comercialização dos produtos, dando mais tempo para que todos possam produzir seus trabalhos. “Para que todos os grupos de economia solidária fossem contemplados, criamos uma programação. Quem está no Maceió Shopping poderão expor durante quinze dias devido ao tempo indeterminado. No Shopping Pátio Maceió eles ficariam durante sete dias”, disse Franscisdey Farias, Coordenadora de Apoio a Elaboração de Projetos.

Serviço

A exposição de Economia Solidária no bairro de Mangabeiras, no Maceió Shopping, está localizada no 2º piso, ao lado da Loja de roupas Marisa. Já no Pátio Maceió, no Bairro do Benedito Bentes pode ser encontrada no 1º piso, ao lado da Loja de calçados Aby’s, antes da praça de alimentação.

Sara Thalassa – Ascom Semtabes