Festivais de Inverno marcam estação em Alagoas e diversificam oferta turística

Municípios de Água Branca e Mar Vermelho contam com programação cultural especial no mês de agosto

Água Branca é guardião de um dos conjuntos arquitetônicos mais formidáveis de Alagoas. São belas as igrejas datadas do século XIX. Ascom/Sedetur
Água Branca é guardião de um dos conjuntos arquitetônicos mais formidáveis de Alagoas. São belas as igrejas datadas do século XIX. Ascom/Sedetur

 

Há quem diga que em Alagoas não existe inverno. Conhecido por suas belíssimas praias, de águas mansas e cristalinas, a terceira estação do ano no Estado chega devagarinho, como o vento que sopra à janela e anuncia o início das chuvas típicas do mês de junho.

Mesmo discreta, a chegada do período de frio é o que motiva a realização dos animados Festivais de Inverno de Água Branca e Mar Vermelho, que anualmente atraem visitantes do Estado e de todo o Brasil.

Movimentando as pequenas cidades e transformando-as em lugares que respiram cultura e música, o primeiro festival acontece no município de Água Branca, localizado no sertão alagoano, a 310 km de distância da capital Maceió. Em sua 13ª edição, o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto.

Reunindo atrações como Jorge de Altinho, Babado Novo e Samyra Show, a festa é uma das mais esperadas no interior do Estado. Além das atrações musicais, quem visita Água Branca durante o festival deve aproveitar para conhecer os atrativos culturais do lugar.

O município é guardião de um dos conjuntos arquitetônicos mais formidáveis de Alagoas. São belas as igrejas datadas do século XIX, destacando-se na paisagem urbana a casa que pertenceu ao Barão de Água Branca. Por lá, é localizada a Cachoeira Vaivem, que fica ativa durante os meses de junho a agosto. As visitações são somente as sextas, sábados e domingos e as trilhas são feitas com uma equipe de guias locais.

0717SEDETUR.png

Valorizando a história da principal atividade econômica do município durante anos, o Engenho e Restaurante São Lourenço é a opção mais procurada por quem deseja conhecer a gastronomia local, oferecendo receitas a base de rapadura que conquistam os visitantes.

Mar Vermelho

Conhecido como a “Suíça Alagoana”, o município de Mar Vermelho é uma cidade localizada no Agreste de Alagoas, distante aproximadamente 113 km de Maceió, e com pouco mais de 3.600 habitantes. O Festival de Inverno de Mar Vermelho está em sua 4ª edição e este ano acontece na segunda semana de agosto, nos dias 12 e 13.

0717SEDETUR

A cidade carrega o título de Suíça Alagoana por suas fontes de águas minerais e suas temperaturas mais amenas, além de ser localizada a cerca de 630m acima do nível do mar.

Confira a programação completa dos festivais:

ÁGUA BRANCA

Sexta-feira (05)

Jorge de Altinho

Keny Johnny

Garota Sertaneja

Sábado (06)

Babado Novo

Thiago Farra

Manos do Forró

Domingo (07)

Samyra Show

Joelma (ex Calypso)

Mara Souza

MAR VERMELHO

Sexta-feira (12)

Missa

Missionário Davidson

Sábado (13)

Paula Fernandes

Time Machine

Petrúcio Amorim

Andressa Alves – Agência Alagoas