Fluxo de turistas estrangeiros em Alagoas cresce 45% no primeiro semestre

Voos semanais da Argentina colaboraram para o aumento da entrada de visitantes no Estado

1499622ca366f4650db36fb44a16a588_L

A entrada de turistas estrangeiros em Alagoas cresceu 45% no primeiro semestre de 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, a maioria dos turistas vem da Argentina.

O principal mercado emissor internacional ganhou um voo semanal para Maceió em março deste ano, fruto de uma articulação da Sedetur para reforçar a malha aérea do Estado, por meio da desoneração de impostos tributados sobre o querosene de aviação, que representa 35% dos custos totais para operação de um voo.

Com a nova tributação praticada, as companhias aéreas que incluíram embarques e desembarques no Aeroporto Zumbi dos Palmares passaram a pagar apenas 12% em tributos, antes a porcentagem cobrada era de 17%.

“Conectar Alagoas aos nossos principais mercados emissores é uma premissa básica para tornar nosso Estado mais competitivo na indústria do turismo. A Argentina, em especial, é um mercado estratégico para Alagoas, já que 66% dos turistas estrangeiros que chegam aqui são argentinos”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima.

Crescimento Nacional

O crescimento de turistas vindos de outros países também se deu em âmbito nacional. De acordo com dados do Banco Central, divulgados na última terça-feira (26), a entrada de capital estrangeiro no país registrou um crescimento de 7% nos seis primeiros meses de 2016, alcançando a marca de US$ 3,16 bilhões de dólares.

A abertura dos jogos Olímpicos do Rio, no dia 5 de agosto, deve impulsionar os gastos estrangeiros no país, com a chegada de visitantes de mais de 200 países no Brasil.

Cecília Tavares – Agência Alagoas

29/07/16