OAB em Debate, com parceria entre ESA e Faculdade FAL, lota auditório com tema sobre Direito Constitucional

Othoniel_Palestra_1

A OAB Alagoas realizou mais uma edição do projeto OAB em Debate, nessa segunda-feira (05), discutindo o tema Direito Constitucional. O evento, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) – cumprindo sua função cidadã na formação do estudante –, ocorreu em parceria com a Faculdade Estácio FAL. Os alunos do curso de Direito puderam absorver um pouco da experiência e obra do palestrante, o defensor público de Alagoas Othoniel Pinheiro Neto.

O encontro ocorreu no auditório do Colégio Santa Úrsula, tendo início às 19 horas, com o defensor público tratando sobre “A evolução do constitucionalismo e o papel do Poder Judiciário”. Othoniel Pinheiro Neto que também é doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e professor da Universidade Tiradentes-Maceió, agradeceu o convite e a oportunidade de repassar as experiências contidas em seu livro para os estudantes.

“Em primeiro lugar foi um convite especial que recebi da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da própria presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas, doutora Fernanda Marinela. A proposta foi justamente juntar muito do que trabalhei em meu livro para fazer um link com o que a ESA patrocina nas faculdades. E realmente trouxe muito da minha obra, do que compõe a ciência do Direito Constitucional e do que vivi em meu doutorado na Universidade Federal da Bahia. Eles estão tendo acesso à primeira obra de um autor alagoano não apenas com a finalidade de abordar a temática, mas também ampliar nossa advocacia”, ressaltou o palestrante.

O vice-presidente da ESA, Bruno Tavares, lembrou que o OAB em Debate tratou recentemente sobre diversos temas importantíssimos para a formação do advogado e que o projeto cumpre seu papel de fortalecer a relação com o estudante, mostrando que a Ordem está sempre preparada para dar o suporte necessário.

“A OAB não tem apenas a função de defender as Prerrogativas dos advogados, lógico que isso é muito importante, mas vai além. A Ordem tem uma função cidadã e aqui estamos presentes para contribuir com o ensino jurídico na formação do aluno. A ESA sempre está de portas abertas com cursos e minicursos telepresenciais. Trabalhamos muito com o OAB em Debate, com edições todos os meses e com temas variados. Tivemos edições recentes abordando o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Direito Tributário, o Direito Constitucional nesta segunda-feira e no nosso próximo encontro, que vai ocorrer na Unit, o assunto será o Direito Eleitoral. Tudo isso demonstra a preocupação da OAB nos mais diversos ramos e sempre atuais”, explicou.

Othoniel_Palestra_2

A coordenadora da Faculdade Estácio FAL, Emanuela Remijo, também comemorou a parceria, ressaltando a importância do OAB em debate na formação dos alunos da instituição. O resultado do encontro fez a faculdade almejar muitas outras edições.

“É mais uma forma de aprimorar o conhecimento dos nossos alunos, além do acréscimo científico, com profissionais que podem trazer essa bagagem do teórico e prático do exercício da profissão. Tudo isso engrandece a formação dos nossos alunos. Todos os eventos que puderem ser realizados aqui estamos de braços abertos e prontos para preparar os cronogramas”, finalizou.