Saúde realiza ação ”Cuidando do Servidor” nesta segunda

pressao-arterial-o-que-e-como-se-comporta-durante-o-ciclo-cardiaco-como-se-mede-quais-sao-os-valores-normais

A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), por meio da Coordenação de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza na segunda-feira (12), durante todo período da manhã, uma ação especial intitulada “Cuidando do Servidor”.

Cinqüenta acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Tirantes (Unit) vão percorrer as salas da sede da secretaria para oferecer aos servidores teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. Parte do grupo ficará no auditório para as mesmas ações e prestar esclarecimentos sobre doenças crônicas.

“Essa é uma atividade que faz parte do currículo desses estudantes. Será uma ação muito proveitosa para eles e para os servidores da secretaria”, destaca a diretora do DAS, a assistente social, Flávia Melro.

A Coordenação de Doenças Crônicas da SMS engloba obesidade, câncer, fibromialgia, doenças do aparelho respiratório, e tem como carro-chefe o diabetes e a hipertensão.

O controle do Diabetes e Hipertensão da SMS é feito pelo Programa Hiperdia. Dados da coordenação do programa, relativo a 2014, apontava que Maceió tinha cerca de 200 mil pacientes diabéticos. Além do fator genético há agravantes que podem colaborar com o aparecimento da doença, como o sedentarismo, a hipertensão e o aumento de peso.

Já a Hipertensão é uma das doenças que mais matam no Brasil. É um mal silencioso e a ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico, que muitas vezes só é feito quando o paciente apresenta complicações. Uma das formas para evitar a hipertensão é a aferição de pressão de forma regular e a adoção de um estilo de vida saudável, associado a alimentação equilibrada e prática de atividade física.

Na capital alagoana, a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia Programa de Saúde da Família (PSF) tem o programa Hiperdia funcionando.

09/09/16