Viveiro: paisagismo de áreas verdes e doação de mudas em Maceió

Mudas ornamentais e arbóreas são produzias em quantidade no viveiro. Foto: Gustavo Corado
Mudas ornamentais e arbóreas são produzias em quantidade no viveiro. Foto: Gustavo Corado

Árvores nativas da Mata Atlântica dentro do Parque Municipal, em Bebedouro, margeiam uma trilha curta que leva ao Viveiro e à Sementeira em uma área dedicada ao cultivo de mudas ornamentais e arbóreas para o paisagismo de praças, mirantes e canteiros em Maceió. Com mais de 2,4 mil metros quadrados e sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o espaço é administrado por agrônomos e jardineiros capacitados em preservar as espécimes lá cultivadas.

Uma das funções atribuídas ao viveiro é a doação de mudas para a população condicionada à entrega de uma a três plantas – pedidos maiores devem justificados por ofício à Sempma que analisa o requerimento. O maceioense que queira plantar uma árvore, pode procurar o viveiro: os técnicos doam e orientam sobre a melhor forma de plantio. O horário de funcionamento do viveiro municipal é de 8h da manhã até às 14h.

Controle de pragas

Identificar, catalogar e exterminar os invasores é uma das maiores precauções dos profissionais que controlam as pragas no viveiro. Depois da análise cautelosa em cada muda, ela é liberada para ser plantada em quantidade nos espaços verdes da capital. “Lá no Parque, todos os servidores do viveiro exercem uma função expressiva em autuar na recuperação de áreas de lazer e convivência de toda Maceió e mesmo naqueles locais que estão sendo construídas novas praças, além dos jardins de escolas municipais”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.

São produzidas, aproximadamente, oito mil mudas por mês em um esforço coletivo feito com o reaproveitamento de sementes colhidas nos principais logradouros públicos e ramificações de plantas do próprio Parque Municipal. Cerca de 90% de todas as mudas plantadas pela Prefeitura de Maceió são de origem deste viveiro. Segundo José Rubens, coordenador de Parques e Jardins da Sempma, o trabalho em campo no plantio de novas plantas e árvores só é possível por conta desse espaço.
Mudas estão em canteiros, praças, mirantes, áreas de lazer e de convivência de Maceió. Foto: Gustavo Corado
Mudas estão em canteiros, praças, mirantes, áreas de lazer e de convivência de Maceió. Foto: Gustavo Corado

“O viveiro tem um papel especial no paisagismo da Prefeitura, pois as mudas que são colocadas em praças, mirantes, canteiros e adoções em Maceió, são provenientes deste espaço. Isso também somente é possível graças à integração das pessoas envolvidas nesse processo e na confiança em toda a equipe da Sempma”, pontuou Rubens.

Ascom Sempma